sexta-feira, 18 de maio de 2012

Baixar álbuns via torrent aumenta as vendas da indústria musical

 

Diferentemente do que imaginávamos, a pirataria pode ser benéfica

Diferentemente do que muitos esperam, a pirataria pode estar ajudando a indústria musical. De acordo com o site Torrent Freak, o compartilhamento não autorizado de arquivos via BitTorrent influencia, diretamente, no aumento dos números de venda dos álbuns oficiais. Quem afirma é um dos pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte, que realizou um estudo sobre o assunto.

Durante o período de maio de 2010 a janeiro de 2011, o professor assistente Robert Hammond monitorou as estatísticas de download de discos que vazaram antes de seus lançamentos. Depois, ele comparou os índices de venda dos mesmos álbuns e encontrou o que pode ser uma relação entre as duas atividades.

“As descobertas sugerem que o compartilhamento de um álbum beneficia a sua venda. Não encontrei qualquer evidência de efeitos negativos, com qualquer instrumento ou especificação”, diz Hammond. O artigo, intitulado “Profit Leak? Pre-Release File Sharing and the Music Industry”, pode ser lido pelo Scribd. No total, foram consultados 1.095 álbuns de 1.075 artistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário